terça-feira, 31 de março de 2015

Na cozinha #10

Nabo assado com laranja




Olá, olá!

Hoje trago uma receita que à primeira vista faz toda a gente pensar ''bahh nabooo'', até eu pensei! E pensei mais! ''Desperdício de tempo, de ingredientes, de eletricidade, vai tudo para o lixo'' mimimi mamama enfim! Sabe Deus o que foi roer aquilo quando fui caloira (quem não sabe, em Coimbra, minha cidade maiii linda do meu <3, os estudantes do 1º ano, caloiros, mordem o nabo dos estudantes do 3ºano durante o Cortejo da Latada, é assim a tradição! Diga-se de passagem que é uma bela nhanha!

Cozido já tinha provado e detestado mas os ditos continuavam aqui a olhar-me de lado lá do cestinho! Lá decidi dar-lhes uma oportunidade!

Então cá vai o que lhe fiz:

Ingredientes:

  • 6 nabos
  • 1/2 laranja
  • sal
  • pimenta preta
  • alho em pó
  • cominhos
  • azeite qb
  • água

Preparação:

  • Ligar o forno ou a patusca (usei a patusca que é mais pequena, não vale a pena o forno para meia dúzia de nabitos :P );
  • Descascar e partir os nabos como se fossem batatas para assar;
  • Numa panela colocar tudo ao molho menos os nabos até começar a ferver, nessa altura colocar os nabos e envolver tudo;
  • Passar a mistura para um pirex e levar ao forno durante 20-30 minutos, ir mexendo de quando em vez, a está pronto!
E é só isto! Para quem odeia nabos, eu gostei muito, parecem batatas mas muito mais saudável! Acredito que seja a laranja que lhes dê toda a graça e lhe tire aquele sabor caraterístico.

Acompanhei com atum natural e como sobrou, no outro dia com uma omelete, mas vai bem com um bife grelhado e tantas outras coisas.

Espero que também dêem uma oportunidade aos senhores nabos seus esquisitos! Vale a pena!

Bom apetite! ;)

Batom e Canela

Sem comentários:

Enviar um comentário